Guia
Marketing Local

Introdução Marketing Local para Pequenos Negócios

Este guia está sempre em actualização e serve como base de conhecimento de marketing  para quem tem um pequeno negócio, principalmente pequenas empresas locais (Restauração, Comércio, Serviços).

Descobri que o termo marketing significa coisas diferentes para pessoas diferentes, principalmente entre empresas grandes e empresas locais. Por exemplo, algumas pessoas pensam em marketing como publicidade, outras pensam em vendas e muitas têm uma percepção negativa do marketing como uma forma de manipulação.

De acordo com a American Marketing Association, marketing é a actividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que têm valor para clientes, clientes, parceiros e sociedade em geral. Portanto, na essência, o marketing é a promulgação de uma troca mutuamente benéfica entre duas partes, um vendedor e um comprador. Costuma-se pensar no vendedor como uma empresa e no comprador como um consumidor. No entanto, também existem outros tipos de trocas, como transações B2B entre duas empresas.

Classicamente, o marketing é um processo de troca de valor que é facilitado pelos quatro Ps sigla em inglês: Produto, Promoção, Placement (Distribuição) e Preço. O chamado Marketing mix.

Mas para mim e para muitos outras pessoas influentes no Marketing, tem um significado diferente, pois seja B2C ou B2B, as transações são de Humano para Humano. Então o que é realmente Marketing?

O marketing é o acto generoso de ajudar alguém a resolver um problema. O problema que esse alguém tem. O marketing ajuda as pessoas a serem quem elas procuram ser.

E faço uma distinção entre mau marketing e bom marketing. O mau marketing é sobre exageros, interrupção de clientes, pressão para fazer o que tu queres que eles façam, enganar o cliente na compra de um produto que eles podem não precisar ou querer.

Um bom marketing ajuda os clientes, um bom marketing é uma força positiva no mundo. O Marketing eficaz é aquele que tu entendes os desejos dos teus clientes e bem como a sua visão do mundo, para que assim possas conectar com eles.

O marketing é uma força de mudança. Só é eficaz se criares mudanças.

Empatia e humildade para entender a história que os clientes escolhem acreditar

A empatia é um atributo essencial para quem faz o marketing do seu negócio. Tens que ser curioso sobre as outras pessoas, as suas lutas, os seus sonhos e suas crenças.  Porque a única maneira de fazer a diferença é “ver” verdadeiramente e entender as pessoas que procuras influenciar.

Por exemplo alguns donos de cães querem comida sem glúten, carregada de placebos de alto valor. Afinal, a comida para os cães não é para cães, é para o dono do cão. O gosto é secundário. Saúde é secundária. É sobre a história sobre os alimentos sem glúten que o cliente escolhe acreditar.

Muitos profissionais de marketing tentam vender factos e características. Mas os seres humanos compram usando emoções e crenças, só depois (e às vezes) justificam as suas decisões como racionais.

Como Seth Godin, o melhor Marketeer do Mundo diz no seu livro What is Marketing: “If you run everything through a spreadsheet you might end up with a rational plan, but the rational plan isn’t what creates synergy, or magic, or memories”

Como disse anteriormente, marketing não significa gritar, enganar e ser manipulador. Ao aprenderes as técnicas comprovadas que funcionam no mundo moderno e digital, podes fazer marketing do qual te orgulhas … porque é ético, generoso e eficaz.

Portanto não te esqueças que não estás sozinho

Estou aqui para te ajudar, é por isso que estou a criar os melhores recursos de marketing para pequenos negócios e microempresas em Portugal. Conhecimento é poder, e se tiveres o conhecimento de fazer marketing como deve ser, vais conseguir lutar com sucesso contra os “Golias” do mundo empresarial.

O mundo do Marketing é bastante vasto, e cada vez mais devido às novas tecnologias, a pouco e pouco podes aprender um bocadinho de tudo.

Áreas de Marketing

  • Marketing Tradicional

  • Marketing Resposta Directa

  • Publicidade Offline

  • Marketing Digital

  • Marketing Online/Internet

  • Marketing do Email

  • Optimização do Motores de Pesquisa (SEO)

  • Marketing dos Motores de Pesquisa

  • Marketing das Redes Sociais

  • Marketing de Conteúdo

  • Marketing de Vídeos

  • Página da internet/Site

  • Branding

  • Marketing Analítico

  • Marketing Passa-a-Palavra

  • Marketing viral

  • Marketing de Guerrilha

  • Publicidade Online

  • Neuromarketing

 

Glossário de Marketing

Aqui encontrarás a descrição de algumas palavras e frases de conceitos do Marketing do curso, além de palavras e frases usadas nos vídeos e leituras. Se desejas adicionar outra palavra ou expressão, sugere na página do Facebook. 

A

Autenticidade

A ideia de autenticidade digital representa uma marca e os recursos, benefícios e desempenho de uma marca de maneira genuína. A autenticidade impede que as marcas anunciam falsas alegações e ampliem a verdade, que são rapidamente descobertas no mundo digital de hoje e, portanto, resultam em embaraços substanciais.

B

Branding (Valor da marca)

Uma frase usada no sector de marketing que descreve o valor de ter uma marca conhecida, com base na ideia de que o proprietário de uma marca conhecida pode gerar mais dinheiro com produtos com essa marca do que com produtos com menos nome conhecido, pois os consumidores acreditam que um produto com um nome conhecido é melhor que produtos com nomes menos conhecidos. [1]

Gestão de marca

No marketing, gestão de marca é a análise e o planeamento de como essa marca é percebida no mercado. Desenvolver um bom relacionamento com o mercado alvo é essencial para a gestão da marca. [2]

C

Crowdsourcing

O processo de obtenção dos serviços, ideias ou conteúdo necessários, solicitando contribuições de um grande grupo de pessoas e, especialmente, de uma comunidade online, em vez de funcionários ou fornecedores tradicionais. [3]

Manifesto do Culto ao Feito

O Manifesto Concluído publicado por Bre Pettis e Kio Stark é um conjunto de regras de trabalho baseadas em um senso de urgência. Não há tempo para uma deliberação cuidadosa, siga em frente.

Co-criação do cliente

A ideia de que os clientes podem ajudar a projectar e desenvolver produtos, além de comprá-los. Essa actividade realmente ajuda a aprimorar as atividades de desenvolvimento de novos produtos.

Segmentação de clientes

A prática de dividir uma base de clientes em grupos de indivíduos que são semelhantes de maneiras específicas relevantes para o marketing, como idade, sexo, interesses, hábitos de consumo e assim por diante. [5]

D

Autenticidade digital

O grau em que a promoção on-line de um produto fornece aos clientes um retrato genuíno de suas origens, recursos e benefícios (e também de suas limitações). As campanhas promocionais autênticas geralmente se concentram em contar uma história, em vez de fazer uma reivindicação. Essa história geralmente é conectada à marca de maneira genuína e fornece aos clientes a sensação de que a marca tem outro propósito além de apenas ganhar dinheiro.

Marketing digital

A comercialização de produtos ou serviços usando canais digitais para atingir os consumidores. O objectivo principal é promover as marcas e os benefícios do produto por meio de várias formas de média digital, como Internet, telemóveis e redes sociais.

Distribuição

A distribuição de produtos é o processo de disponibilizar um produto ou serviço para uso ou consumo por um consumidor ou utilizador comercial, usando meios directos ou indirectos com intermediários.

Imagem da marca Doppelgänger

Uma imagem de marca doppelgänger é uma família de imagens e histórias depreciativas sobre uma marca que circula na cultura popular por uma rede livremente organizada de consumidores, activistas anti-marcas, blogueiros e líderes de opinião nos média de notícias e entretenimento.

E

Modelo de Probabilidade de Elaboração (ELM)

Como a teoria mais popular sobre persuasão, o ELM sugere que existem duas rotas principais para persuasão: (1) a rota central, que é de natureza cognitiva e (2) a rota periférica, de natureza mais emocional.

F

Campanha FUH2

Essa campanha criativa na Internet viral começou em 2008 em resposta ao marketing da General Motor do Hummer SUV. Em meados dos anos 2000, a General Motors tentou posicionar essa marca como o veículo de tracção nas quatro rodas capaz de enfrentar qualquer desafio e usou o slogan “Like Nothing Else”.

Modelagem de deposição fundida

Uma tecnologia de fabricação aditiva comummente usada para aplicativos de modelagem, prototipagem e produção. É uma das técnicas usadas para impressão 3D. [6]

G

H

Bem intangível

Um bem intangível é um bem intangível, o que significa que não pode ser tocado, em oposição a um bem físico (um objecto). Bens digitais, como músicas para download e aplicativos móveis, ou bens virtuais usados em economias virtuais são exemplos de bens intangíveis. [7]

J

K

M

Custos marginais

Em economia e finanças, custo marginal é a mudança no custo total que surge quando a quantidade produzida tem um incremento por unidade. Ou seja, é o custo de produzir mais uma unidade de um bem. [8]

Quota de mercado

Parte de mercado é a percentagem de um mercado (definido em termos de unidades ou receita) contabilizado por uma entidade específica. [9]

N

Novo Retalho

Uma colecção de estratégias (físicas e digitais)

O

P

Publicidade

Uma forma de comunicação de marketing usada para convencer o público a tomar ou continuar alguma ação, geralmente com relação a uma oferta comercial ou suporte político ou ideológico.

Princípio de Pareto

Esse princípio vem do economista italiano Vilfredo Pareto, que descobriu, em 1896, que 80% das terras na Itália pertenciam a 20% da população. Desde então, esse princípio ficou conhecido como regra 80/20 e se aplica a um grande número de fenómenos. Por exemplo, 80% da riqueza do mundo é controlada por 20% da sua população. [10]

Pague o que quiser (PWYW)

Uma estratégia de preços que permite aos clientes nomear seu próprio preço.

Persuasão

Um processo de marketing que busca mudar a atitude ou o comportamento de uma pessoa em relação a uma oferta. Uma das formas mais comuns de persuasão é a publicidade.

Canal

O aspecto da veiculação do mix de marketing se concentra em tornar um produto convenientemente acessível a clientes em potencial. Envolve a movimentação física do produto de um fabricante através de uma série de intermediários de canais de marketing que terminam com um retalhista independente. A colocação envolve a importante função de varejo de exibir o produto em suas prateleiras.

Ferramentas de comparação de preços

As ferramentas de comparação de preços permitiram que os preços passassem dos preços revelados no ponto de compra para os preços negociados no ponto de consideração. A comparação de preços tornou-se mais fácil para clientes armados com um smartphone e um aplicativo de pesquisa de preços, como Price Grabber ou RedLaser. Aproveitando essas ferramentas de comparação de preços, os clientes podem comparar instantaneamente os preços na prateleira de um retalhista físico com os preços do mesmo produto exato na Amazon.com e um grande número de outros retalhistas online.

Segmentação de preços

Uma estratégia adequada, se você tiver uma gama limitada de produtos e puder identificar grupos de clientes em potencial que comprariam se o preço fosse mais baixo ou que estariam dispostos a pagar um preço mais alto em troca de um fator que consideravam valor agregado ao produto. [11 ]

Estratégia de preços

Uma estratégia de preços é a abordagem básica de uma empresa na forma de precificar seus produtos. O preço captura o valor do produto para a empresa. Portanto, ter uma boa estratégia de preços é fundamental para a lucratividade e a sobrevivência de uma empresa. O desenvolvimento de uma estratégia de preços geralmente implica considerar o custo de produção de um produto, o que os clientes estão dispostos a pagar e os preços dos produtos concorrentes.

Produtos

Um produto é realmente qualquer coisa que atenda às necessidades ou desejos de um cliente. É um bem, serviço ou ideia que possui uma proposta de venda distinta que consiste em atributos tangíveis ou intangíveis.

Desenvolvimento de produtos

Desenvolvimento de produto é o processo de projectar, criar e comercializar novos produtos ou serviços para beneficiar os clientes. Às vezes referida como desenvolvimento de novos produtos, a disciplina é focada no desenvolvimento de métodos sistemáticos para orientar todos os processos envolvidos na obtenção de um novo produto no mercado. [12]

Segmentação de produtos

Para operar uma estratégia de segmentação de produtos, realize pesquisas para identificar grupos de clientes que desejam benefícios ou níveis de funcionalidade que não estão disponíveis atualmente em uma categoria de produto. Ao criar versões diferentes de um produto, você pode atender às necessidades desses clientes com mais precisão.

Promoção

A promoção abrange os métodos de comunicação que um profissional de marketing usa para fornecer informações sobre o seu produto. Essas informações – tanto verbais quanto visuais – são de natureza persuasiva, atraem o intelecto ou as emoções dos clientes e as influenciam a comprar seu produto em vez do concorrente.

Q

Quad

Uma área aberta localizada no campus da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (UIUC). É o coração do campus. Muitas atividades, como jogar frisbee, conversar com amigos, cochilar e estudar podem ser realizadas lá.

R

Pesquisa off-line de compras on-line (ROPO)

Pesquisa online, compra offline (ROPO), também pesquisa online, compra offline (ROBO) ou Online-to-Store (Fator O2S), é uma nova tendência no comportamento de compra, onde os clientes pesquisam informações relevantes do produto para qualificar sua decisão de compra, antes de eles realmente decidem comprar seu produto favorito na loja local. [19]

Retalho

O varejo é o processo de venda de bens de consumo e / ou serviços aos clientes através de múltiplos canais de distribuição para obter lucro.

Regra de 1

Normalmente, apenas cerca de 1% de todos os envios serão úteis o suficiente para serem implementados.

S

Sinterização seletiva a laser (SLS)

Uma técnica de fabricação aditiva que usa um laser como fonte de energia para sintetizar material em pó (normalmente metal), visando o laser automaticamente em pontos no espaço definido por um modelo 3D, unindo o material para criar uma estrutura sólida. [13]

Marketing de compras

O marketing do comprador é “entender como os consumidores-alvo se comportam como compradores, em diferentes canais e formatos, e alavancar essa inteligência em benefício de todos os envolvidos, definidos como marcas, consumidores, retalhistas e compradores”.

Showrooming

A prática de examinar mercadorias em uma loja tradicional de tijolo e argamassa ou outra configuração offline e comprá-la online, às vezes a um preço mais baixo. As lojas on-line costumam oferecer preços mais baixos do que suas contrapartes físicas porque não têm o mesmo custo indireto. [14]

Reconhecimento social

Reconhecimento público do status ou mérito de uma pessoa (realizações, virtudes, serviço etc.)

Método Stage-Gate

O método Stage-Gate de Robert G. Cooper é uma abordagem que pode ser usada para tornar o processo de desenvolvimento de produto mais eficaz. É um plano para gerenciar o novo processo do produto, desde uma ideia até o lançamento de um produto. Cada estágio consiste em um conjunto de certas atividades paralelas e funcionais, que devem ser concluídas com sucesso antes da obtenção da aprovação da gestão para prosseguir para o próximo estágio de desenvolvimento do produto. A entrada para cada estágio é chamada de portão. [15]

Estereolitografia

Uma tecnologia de fabricação aditiva ou impressão 3D usada para produzir modelos, protótipos, padrões e peças de produção em uma camada por vez, curando uma resina foto-reativa com um laser UV ou outra fonte de energia semelhante. [16]

T

Bem tangível

Bens tangíveis são produtos físicos definidos pela capacidade de serem tocados. Eles são distintos de bens intangíveis, além de serviços como um tratamento de spa [17]

impressão 3D

A impressão 3D (ou fabricação aditiva, AM) é um dos vários processos usados para criar um objeto tridimensional.

UGC

Conteúdo gerado por utilizadores

O conteúdo gerado pelo utilizador ocorre quando os clientes de um produto criam e disseminam ideias online sobre um produto ou a empresa que o comercializa. Essas ideias geralmente estão na forma de texto, mas também em outras formas, como músicas, fotos ou vídeos. O UGC possui três características principais: (1) A contribuição é dos utilizadores de um produto e não da empresa que vende esse produto; (2) é de natureza criativa e o utilizador adiciona algo novo; (3) é publicado on-line e geralmente acessível.

V

Proposta de valor

Proposta de valor é uma promessa de valor a ser entregue. É o principal motivo pelo qual um potencial cliente deve comprar de si. Explica como o seu produto resolve os problemas dos clientes, melhora a situação (relevância) ou oferece benefícios específicos (valor quantificado).

W

Webrooming

A prática de pesquisar itens on-line e comprá-los na loja é o oposto do showroom – procurar itens em uma loja e comprá-los on-line mais tarde. [18]

X

Y

Z

Professor M

Professor M

Especialista e Professor de Marketing Local para Comércio e Serviços Locais

Publicações

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