Guia
Marketing para Redes Sociais para negócios locais

O marketing para rede sociais

É uma maneira de as empresas locais, principalmente o restauração, comércio e serviços locais, interagirem com os seus mercados-alvo pela Internet por meio de várias plataformas de rede social como Facebook, Pinterest, Twitter e Instagram (para citar apenas algumas).

Como o marketing para redes sociais é usado?

O marketing para rede social é usado para todos os objetivos tradicionais de marketing – para alcançar clientes e:
  • Aumentar referências ou leads de vendas
  • Criar o Passa a palavra
  • Aumentar as vendas de produtos ou serviços
  • Fornecer um meio de feedback
  • Desenvolver uma reputação como especialista ou líder de pensamento
  • Direcionar tráfego para um site ou blog comercial
  • Desenvolver novos produtos ou serviços
  • Manter as pessoas informadas sobre eventos especiais e qualquer outra coisa interessante sobre o teu negócio
  • Fornecer serviços ao cliente

Quais são as redes sociais mais populares?

Os sites de redes sociais mais populares para empresas locais são:
  1. Facebook (rede – mais de 2 bilhões de utilizadores)
  2. YouTube (o maior site de rede de vídeo – mais de um bilhão de utilizadores activos por mês)
  3. Instagram (partilha de imagens – mais de 800 milhões de utilizadores mensais)
  4. Twitter (transmissão de mensagens – mais de 330 milhões de utilizadores activos)
  5. Whatsapp (mensagens, comunicações de áudio e vídeo – mais de um bilhão de utilizadores)
  6. LinkedIn (a maior rede de profissionais de negócios – mais de 450 milhões de membros)
  7. Pinterest (coleção / partilha de imagens – mais de 150 milhões de utilizadores activos mensais)
  8. Tumblr (blogs / partilha de fotos)
  9. Quora (troca de informações e conhecimentos)

Nem todas as plataformas de rede social podem ser adequadas para o teu negócio

Isso não significa que a tua pequena empresa comece a tentar usar todos eles para promover os teus produtos e / ou serviços. Mesmo que a tua empresa tivesse dinheiro para contratar uma empresa de marketing ou desenvolver uma equipa interna de rede social para isso, não seria uma boa ideia, porque diferentes segmentos de clientes frequentam diferentes redes sociais. Assim como em qualquer outro tipo de marketing, as pequenas empresas precisam concentrar os seus esforços de marketing em redes sociais e seus euros em alcançar novos clientes. Não faz sentido gastar tempo e dinheiro promovendo o teu negócio numa rede social que os teus clientes não usam.

As vantagens do marketing para rede sociais

  • Custo – Comparado a outras formas de marketing nas redes sociais, é muito barato. É gratuito criar contas em todas as plataformas acima e fazer comentários para os seguidores, que esperançosamente partilharão a mensagem com outros membros da comunidade de rede social e espalharão a notícia. Existem também várias opções de publicidade paga para atingir um público maior na comunidade de rede social. O Facebook oferece opções abrangentes para a segmentação de anúncios, por exemplo, como a capacidade de segmentar membros que residem num raio geográfico específico.
  • Envolvendo o público – As redes sociais permitem que a empresa envolva o público-alvo e desenvolva relacionamentos interativos com os clientes.

As desvantagens do marketing de rede social

  • Tempo – O principal problema do marketing de rede social na perspectiva dos negócios é que pode consumir muito tempo. As campanhas de marketing de rede social não são casos únicos;  Embora grandes empresas como Dell, Microsoft e HP usem este tipo de marketing de maneira eficaz, elas têm os tipos de orçamento de marketing que lhes permitem atribuir um número x de funcionários para conduzir e gerir campanhas de marketing de rede social, recursos que muitos pequenas empresas não têm.
  • A publicidade directa nas redes sociais não funciona – as empresas que usam redes sociais desejam vender seus produtos ou serviços, é claro. Mas como a publicidade directa nas redes sociais alienaria, na maioria dos casos, o público pretendido ou até mesmo os expulsaria da comunidade social em particular que eles estão tentando se infiltrar, as empresas precisam usar formas mais subtis de promoção nas redes sociais. Para usar o marketing de rede social de maneira eficaz, as empresas precisam ser percebidas como membros da comunidade da rede social, dispostas a interagir com outros membros.
  • Riscos – Dada a natureza comunitária das redes sociais, as empresas devem estar cientes dos riscos. Um comentário negativo por um cliente, ex-funcionário ou concorrente (verdadeiro ou falso) pode danificar seriamente a reputação de uma empresa. Se um hacker conseguir assumir o controle de uma conta da rede social, os resultados poderão ser catastróficos. Mesmo uma publicação inofensiva pode se transformar num desastre de relações públicas. Por exemplo, em 2012, o McDonalds tentou se envolver com a comunidade de rede social publicando um tweet com a hashtag “#McDStories” – os clientes responderam publicando histórias de horror, como encontrar unhas em hambúrgueres ou serem hospitalizadas por intoxicação alimentar depois de comer no McDonald’s.
Ainda assim, o marketing para rede sociais é um tipo de marketing do qual muitas pequenas empresas poderiam beneficiar, para descobrir mais sobre o que os teus clientes pensam – e dizem – sobre a teu negócio e produtos. No final do dia, os principais objetivos do marketing para rede sociais são construir a base de clientes de uma empresa e desenvolver e gerir a reputação de uma empresa.
Professor M

Professor M

Especialista e Professor de Marketing Local para Comércio e Serviços Locais

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