Guia
Facebook For Business para negócios locais

Introdução ao Facebook Business

Todos pensávamos que o Facebook era para mandar “bocas” ou falar da vida dos outros 😊; Eu costumava pensar a mesma coisa também, mas é hora de mudar o nosso pensamento. Existem muitas empresas que usam o Facebook Business para comercializar e obtêm sucesso ao fazê-lo.

Este guia está sempre em actualização e serve como base de conhecimento de marketing para quem tem um pequeno negócio, principalmente na área da restauração, comércio e serviços locais.

Considera as seguintes estatísticas fornecidas pela datareportal.com  em Jan 19

  • O número de utilizadores do Facebook é mais 2,2 mil milhões globalmente e 6,7 milhões em Portugal
  • Os 70 % dos adultos em Portugal podem ser expostos a anúncios no Facebook
  • Utilizadores do Facebook 51% do sexo Feminino e 49% do sexo Masculino
  • 39% dos utilizadores do Facebook dizem seguir as páginas comerciais do Facebook porque desejam receber ofertas especiais

Porque deves usar o Facebook como uma ferramenta de marketing local? 

 

O Resto do artigo é exclusivo para cliente, está disponível no Professor M Club

 

Introdução ao Facebook Business

Todos pensávamos que o Facebook era para mandar “bocas” ou falar da vida dos outros 😊; Eu costumava pensar a mesma coisa também, mas é hora de mudar o nosso pensamento. Existem muitas empresas que usam o Facebook Business para comercializar e obtêm sucesso ao fazê-lo.

Este guia está sempre em actualização e serve como base de conhecimento de marketing para quem tem um pequeno negócio, principalmente na área da restauração, comércio e serviços locais.

Considera as seguintes estatísticas fornecidas pela datareportal.com  em Jan 19

  • O número de utilizadores do Facebook é mais 2,2 mil milhões globalmente e 6,7 milhões em Portugal
  • Os 70 % dos adultos em Portugal podem ser expostos a anúncios no Facebook
  • Utilizadores do Facebook 51% do sexo Feminino e 49% do sexo Masculino
  • 39% dos utilizadores do Facebook dizem seguir as páginas comerciais do Facebook porque desejam receber ofertas especiais

Porque deves usar o Facebook como uma ferramenta de marketing local? 

A resposta é fácil; podes usar o Facebook para conquistar novos clientes, manter contacto com os clientes actuais e promover novos produtos/serviços e ofertas de vendas.  Também podes usá-lo para criar buzz e relações públicas específicas para o teu negócio.

Como fazes isso? O Facebook oferece muitas ferramentas. Para ter sucesso no marketing da tua empresa, deves entender essas ferramentas. Neste artigo, veremos duas em particular:

  • Páginas do Facebook
  • Grupos do Facebook

Páginas do Facebook

Facebook oferece páginas do Facebook . Podes usar as Páginas do Facebook para criar e dar ao teu negócio o seu próprio perfil no Facebook; a melhor coisa é que é de grátis. Essas páginas dão ao teu negócio uma identidade no Facebook que fortalece tua marca. Os clientes actuais ou mesmo os potenciais clientes podem se tornar fãs da tua página, e isso permite que eles te sigam e recebam as actualizações que tu publicares na tua página.

O melhor das páginas do Facebook é que quando alguém se torna fã da tua página, geralmente atrai outros seguidores, além de criar um burburinho em relação aos teus negócios e, claro, à tua página no Facebook.

Tu podes usar a tua página do Facebook não apenas para partilhar informações da tua empresa, mas também para publicar fotos, vídeos, aplicativos e mensagens. Qualquer atividade que tu realizas na tua página do Facebook é transmitida para os mini-feeds dos teus seguidores.

Ao criares a tua página no Facebook, há coisas a serem lembradas. Tu terás de escolher entre três opções quando começares:

  • Uma empresa local
  • Uma marca ou um produto
  • Um artista, banda ou figura pública

Cada uma dessas categorias fornecerá a ti a oportunidade de completar as tuas “informações básicas”, “informações detalhadas” ou “informações de contacto”. Cada opção fornece uma página que permite fornecer maneiras diferentes de mostrar as tuas informações. É importante perceber que tu não podes editar o tipo de página depois de selecioná-lo e lembre-te de que o tipo de página selecionado categorizará a tua página com outras páginas semelhantes nessa categoria; é por isso que tens que selecionar cuidadosamente a categoria correcta.

A tua página do Facebook, quando feita corretamente, pode ser usada para atrair novos clientes e para ajudar a manter os relacionamentos com os clientes actuais.

Grupos do Facebook

Os Grupos do Facebook têm uma semelhança com as Páginas do Facebook. A diferença é que eles são criados em torno de um grupo de pessoas, e não da tua empresa ou da tua marca. Tu deves ser um membro do Facebook para criar um grupo no Facebook. Para criar um grupo, faça o login no Facebook e clique no link Grupos no menu principal no lado esquerdo da página.

Tu podes usar os Grupos do Facebook para partilhar conhecimento, mas eles não têm o recurso que permite que os utilizadores se tornem fãs, apenas membros. A desvantagem disso é o não partilhar de informação com os amigos dos membros do “grupo” quanto eles interagirem com o grupo.

Qual é o melhor para ti?

A pergunta que mais ouço quando se trata de marketing no Facebook é “preciso de uma página ou de um grupo?” A resposta depende do objetivo que tu desejas alcançar com o marketing no Facebook. A verdade é que tu obterás mais exposição com uma página do Facebook, porque ela pode ser vista por utilizadores não registrados, mas uma página de grupo só podes ser vista por utilizadores registrados do Facebook.

Agora, facilitou-te a decisão, certo? Errado. Tu também deves considerar que, quando enviares uma mensagem aos membros da página do Facebook, eles receberão apenas uma notificação de actualização, mas se tu estiveres a enviar uma mensagem para o teu grupo no Facebook, eles receberão a mensagem na caixa de entrada do Facebook. Se o teu objetivo é conseguir comunicar de maneira pessoal, a opção Grupo do Facebook podes ser mais adequada para ti.

Tu precisas de uma página no Facebook para o teu negócio?

A resposta óbvia é sim.

Com mais e mais pessoas a usar redes sociais, elas estão se acostumar a ver publicidade e até fazer compras diretamente nas plataformas de rede social … especialmente no Facebook.

As chances são de que tu já foste exposto a algum tipo de campanha numa rede social – mesmo que informal. Tu provavelmente já tens um perfil pessoal, mas se tu não tens uma página oficial para teu negócio, agora é a hora de começar uma e aceder à plataforma de rede social mais poderosa da Internet.

E a grande novidade é que, assim como o teu perfil pessoal, a criação de uma página comercial do Facebook é totalmente gratuita.

Se tu não és a pessoa mais técnica do mundo, eu posso te ajudar através dos Facebook Business workshops.  Para criar a página é fácil, só precisas fazer é preencher alguns espaços em branco, responder a algumas perguntas relacionadas ao teu negócio e terás página comercial no Facebook em pouco tempo. Isso podes ser feito literalmente em menos de 15 minutos. A maior dor de cabeça é a configuração da página, daí que tenha criado a workshop.

Muito ocupado para te envolveres com as redes sociais? 

Claro, entendo que tu podes estar concentrado em outros aspectos do teu negócio: contabilidade, stock, fluxo de caixa etc. No entanto, o marketing do teu negócio no Facebook bem feito é reconhecido como uma das melhores maneiras de atingir o teu público-alvo, gerar leads para o teu negócio e aumentar as tuas vendas.

Vejamos cinco razões pelas quais uma página comercial do Facebook é uma ferramenta online tão valiosa:

1. O Facebook é um “Mundo”

Goste ou não, o Facebook é grande, muito grande! Como o maior site de rede social do mundo, o Facebook há muito tempo é usado para receber as últimas notícias, publicar fotos e memes e ver o que os amigos dizem. No entanto, as pessoas também estão a recorrer ao Facebook para pesquisar novos produtos, encontrar empresas locais e obter recomendações sobre fornecedores de serviços e produtos.

Isso significa que este é um espaço que tu não podes mais ignorar. A menos, é claro, que tu queiras ignorar possíveis clientes e os actuais.

Antigamente, tu não podias deixar de estar nas páginas amarelas; hoje tu não podes dar-te ao luxo de não ter uma presença comercial no Facebook.

2.Ser encontrado por motores de pesquisa, como o Google

Depois de aceder a opção “Escolha uma categoria” para posicionar corretamente o teu negócio, use as seguintes opções para ajudar o público-alvo a encontrar a tua página de negócios do Facebook:

  1. Sobre: adicione categorias, uma descrição e o link do teu site, além de outras informações importantes (com foco em palavras-chaves relacionadas com o teu negócio) para melhorar a classificação da tua página.
  2. Imagem do perfil: este é um óptimo local para o logotipo da tua empresa, ajuda na difusão da marca. Convém que o logotipo tenha as dimensões que se encaixem perfeitamente neste espaço quadrado.
  3. Descrição da página da empresa: algumas linhas sobre a tua empresa ajudarão a colocar-te nos resultados de pesquisa certos (segmentados). 
  4. Público – alvo da página preferida: descreva o teu possível cliente, concentrando-se nos critérios demográficos mais adequados para a tua empresa.
  5. Cabeçalho da página do Facebook: é bom ter um bom gráfico de capa para a tua página do Facebook para diferenciá-la e destacá-la. 

3.Construir o teu público

Ao separar a página da tua empresa das tuas páginas pessoais, tu podes adaptar melhor as tuas imagens, publicações e actualizações para atrair um mercado faminto dos teus produtos e serviços.

Partilhar conteúdo com os fãs podes motivá-los a interagir mais com o teu negócio, levá-lo a novas alturas e ao mesmo tempo adicionas uma forma de atendimento ao cliente. O feedback do cliente irá aprimorar a tua abordagem de marketing online e ajustar as várias estratégias para melhor satisfazer as necessidades e desejos dos clientes.

Lembre-te de que, embora esta seja atua página oficial de negócios, tu estás numa plataforma de rede social e é mais provável que as pessoas respondam e se envolvam com publicações que têm personalidade e que soam menos corporativas.

4. Explorar os insights do Facebook

O Facebook Insights é uma ferramenta analítica que permite acompanhar o desempenho da página e o número de utilizadores activos. Também mostrará os dados demográficos daqueles que mais interagem com a tua página (idade, sexo, localização etc.), que podem ser extremamente úteis para ti no ponto de vista de marketing e mensagens. É relativamente fácil de usar e mostra graficamente dados vitais como:

  • Número total de comentários.
  • Número de amigos de fãs (número potencial de pessoas que tu podes alcançar).
  • Número de pessoas que falam activamente sobre tua página.
  • Teu alcance semanal total.

Correlacionar as estatísticas da tua página de negócios do Facebook com análises de outras fontes podes justificar o teu curso de ação actual ou ajudar-te a mudar de rumo para melhor. Estas são ideias baseadas em evidências reais, não em suposições.

5.Melhor acesso a oportunidades de publicidade no Facebook

Se tu criares a tua própria página comercial do Facebook, terás opções de publicidade mais fortes para alcançar mais fãs do que com um perfil pessoal. Por exemplo, alcançando fãs e amigos dos teus fãs com Publicações promovidas.

Tu também podes criar anúncios que segmentam exactamente o público-alvo que tu desejas atingir com base em sexo, idade, local, ganhos, status de relacionamento e praticamente qualquer outra coisa que possas imaginar. Consegues ver o poder nesse tipo de segmentação? Novamente, isto está disponível apenas para uma página comercial do Facebook e não para um perfil regular do Facebook.

Tu podes fazer isto com um orçamento muito pequeno e aumentar a escala à medida que continua atraindo mais seguidores e aumentando as tuas vendas no Facebook.

Considerações finais nas páginas de negócios do Facebook

O marketing do Facebook é muito lucrativo para tu ignorares. Se tu estás apenas a tentar alcançar pessoas localmente ou estás a segmentar todo o país ou mesmo uma audiência global. O Facebook permite que tu alcances mais pessoas do que nunca. 

Aproveita o incrível poder do Facebook e coloque tua página de negócios no Facebook hoje mesmo!

Professor M

Professor M

Especialista e Professor de Marketing Local para Comércio e Serviços Locais

Publicações

Artigos sobre este tema: